quinta-feira, abril 11, 2019

A ARTE DE GHUGHA TÁVORA



LAM - Ghugha, vamos para a pergunta de praxe: como e quando se deu seu encontro com a arte?

13 de maio de 1972, quando eu nasci…;) ou um pouco antes quando fui concebido. A maior arte é VIVER.

LAM - Quais as influências da infância e adolescência foram determinantes para sua definição profissional pela arte?

Me tornar “Imaginauta” e artista visual foi algo peculiar, posto que na família são todxs formadxs em Direito, portanto, sou a “ovelha psicodélica da família”. Viajando ao passado, lembro de ter pedido uma câmera fotográfica para minha madrinha quando eu tinha mais ou menos 05 anos de idade, acho que sou Imaginauta desde que nasci. Gosto de observar o mundo, e o ato fotográfico é um diálogo muito íntimo entre você e a Existência.

LAM - Você desenvolve atividades no Laboratório Imaginautas. O que compreende essas atividades?

São atividades que têm como orientação, a sensibilização estética e o incentivo ao talento criativo das pessoas em relação as mídias de comunicação e também como podemos utilizar as mais variadas linguagens artísticas como artefatos de mediação científica e promover ações que fortaleçam o associativismo entre as Pessoas e o protagonismo social. Veja aqui.


LAM - Você realizou o Floreando Palavras – Encontros Dialógicos, o que quer dizer essa sua ação artística?

FloreandoPALAVRAS é um “dispositivo criativo” Imaginauta que utiliza fotografia de flores (FLORtografias) em vários formatos, que são disponibilizadas ao público em forma de intervenções em espaços públicos. A ideia é incentivar o público a (es)colher uma flor e escrever um verso no verso, ou caso esteja-se falando sobre um tema específico, pedimos que descreva a opinião sobre o mesmo. Depois (re)colhemos as flores e as mensagens e documentamos. A ação foi posta em prática na XXI Feira de Livros de Caxias no MA, e também na re-abertura da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco, na ocasião da SBPC em 2013. Veja mais aqui.


LAM - O que propõe o Constelação EduCriativa?

O Blog ConstelaçãoEduCriativa é um documento transmídia que desenvolvi a partir da minha atuação como consultor de um projeto UNESCO/FUNDAJ em 2013, quando apliquei a metodologia Imaginautas para um grupo de professores de escolas públicas da região. A ideia é propor novas metodologias em inovação pedagógicas que envolvesse artes e Tecnologias da Informação. O título do projeto resume sua proposta uma Rede de Educadorxs Criativxs! Veja aqui.


LAM - Você tem realizado o projeto Estação do Bem. Conta pra gente como se deu essa experiência?

Fizemos um piloto da EstAçãodoBEM! em Catende, a proposta era demonstrar como podemos transformar as estações das cidades da Zona da Mata Sul, em espaços para gestão colaborativa de projetos arte-científicos e eventos culturais, apenas mobilizando as pessoas certas e contando com o apoio da administração pública local. É essencial a participação proativa da sociedade local na construção da sua identidade cultural e artística. Precisamos promover cada vez mais, espaços que promovam o associativismo, a troca de ideias e a construção de conhecimento para fortalecermos a comunidade. Veja aqui.

LAM - Você tem como perspectiva a realização do Fortuna. Conta pra gente acerca dos objetivos e ações desse projeto.

O FO(R)TUNA – Festival Foto/Gráfico do Vale do Una, é a proposta de um pequeno festival de artes foto/gráficas – vamos falar em fotografia e grafismo em todas as suas manifestações e intersecções. Desejamos fortalecer e ampliar a cena local de Palmares em relação ao tema, e também promover encontros, trocas e gerar intercâmbio entre profissionais da área. O encontro deverá contar com a participação do IBAVALEUNA, Biblioteca Fenelon Barreto, Teatro Apolo, Estação de Trem, e claro, ações intervencionistas em espaços públicos.

LAM - Qual o objetivo e o que representa a ação artística Perspectivas Criativas?

PERSpectivasCRIATIVAS! é um movimento de intercâmbio sociocultural e artístico entre PErnambuco e Rio grande do Sul. O objetivo é levarmos uma truPE de artistas pernambucanos levando consigo uma mostra itinerante e transartística da cena local para que sejam apresentadas em 04 cidades do Rio Grande do Sul : Porto Alegre, Caxias, Nova Hamburgo e Canoas. Em cada cidade, iremos realizar intervenções em espaços públicos e também promover rodas de conversas com a população local e artistas de cada cidade, promovendo assim, uma tessitura cultural e artística entre os Estados. Ao retornar, iremos trazer um artista de cada cidade supracitada, para que visitem 03 Cidades em Pernambuco – Palmares, Catende, Maraial e Igarapeba, onde promoveremos as atividades, oficializando assim, nosso intercâmbio.
PERSpectivasCRIATIVAS! representa a ideia de um tempo Presente, onde possamos COMPARTILHAR e fortalecer laços sociais entre o Estados, fortalecer a ideintidade sociocultural do País, e promover o Bem Comum. É sabido das tensões políticas e separatistas entre povos do Sul e Nordeste, e nós vamos apresentar novas PERSpectivas de vida! Pautadas no amor, na solidariedade, no respeito e com muita ARTE, a nossa CULTURA é de PAZ.

LAM - O que é o Festival de Artes do Una (FAUNA), quais atividades envolvem e o universo a ser atingido.

O F.A.UNA – Festival de Artes do UNA, visa promover um grande encontro de artistas da Bacia do Una, que irão convergir e desaguar em Palmares. Seguindo a mesma filosofia do FO(R)TUNA, só que extrapolando para outras manifestações artísticas: música, performance, teatro, dança, poesia, etc. A ideia é também promover 03 dias de atividades na Cidade de Palmares, acolhendo o público e as atividades no IBAVALEUNA, TEATRO APOLO, BIBLIOTECA FENELON BARRETO e Estação de Trem. O F.A.UNA com certeza potencializará a cena local, enriquecendo o repertório cultural e artístico da cidade, como de cada artista participante. Además, irá injetar recursos no comércio local, especialmente gastronomia e hospedaria.


LAM - Fala da sua parceria com o Instituto de Belas Artes Vale do Uma (IBAVALEUNA)?

Sincronicidade e encontro entre um PROFETA e um Imaginauta. Por conta da realização do Laboratório de Impressões SER&GRÁFICAS, pelo FUNCULTURA, que foi recebido pelo IBAVALEUNA, re-encontrei com Paulo Profeta, o mentor e mantenedor do Instituto de Belas Artes Vale do Una. Percebendo o potencial do espaço e a necessidade do seu gestor em fomentar parcerias para que o mesmo pudesse atigir seu potencial de realização para a Cidade, eu oferecí-me para fazer uma “residência artística” e durante a mesma, eu iria desenvolver “dispositivos criativos” Imaginautas para “rodar” no espaço. Desenvolvi algumas atividades em conjunto com colaboradorxs do espaço e lançamos o “ESPAÇOLAVA – Arte Pegando Fogo”, “SARAUNA – Sarau Lítero-Poético-Artístico”, “ATELIÊ BARROFINO” e o “Teatro lUNAr”.  É uma feliz parceria com um grande futuro pela frente! Veja aqui, aqui e aqui.

LAM - Quais outras atividades e projetos você tem ainda por perspectiva realizar?

Estou com ideia e já estou investindo em Palmares. Escrevemos um projeto de Residência para 2020 pelo FUNCULTURA. A PERSpectiva é realizar a residência e desenvolver um total de 10 dispositivos criativos Imaginautas para a Cidade de Palmares, que seriam conectados com o calendário da UNESCO e também com datas significativas do calendário local e suas peculiaridades históricas.


Veja mais da arte de Ghugha Távora aqui, aqui & aqui.