sexta-feira, outubro 13, 2017

PROJETO PINTANDO NA PRAÇA - IBAVALEUNA

EDIÇÃO 2019

PINTANDO NA PRAÇA DE PALMARES

Neste sábado, a partir das 9 horas da manhã, acontecerá na praça Paulo Paranhos, no centro da cidade de Palmares, Mata Sul de Pernambuco, a quarta edição do projeto Pintando na Praça, promovido pelo Instituto de Belas Artes Vale do Una (IbaValeUna), direção e curadoria do escritor e artista plástico Paulo Profeta, incentivado pelo Funcultura/FUNDARPE. A realização visa promover a interação dos artistas plásticos da capital e do interior pernambucano, estudantes de artes visuais da UFPE, alunos do Instituto e a comunidade da região. Durante o evento ocorrerá a produção de desenhos e pintura ao ar livre de artistas locais e convidados da capital e da região, com desdobramento de ação educativa, bate-papo sobre processos entre artistas e público, realização de palestras em escolas da rede pública da região e do Centro de Arte e Comunicação da UFPE, havendo, inclusive, para o público infanto-juvenil, roda de leitura, contação de história, exposição de livros e artes, apresentação musical de Luiz Alberto Machado, entre outras atividades que se desenvolverão no decorrer do dia. O evento que se encontra em sua quarta edição, objetiva realizar ações educativas de artes, contribuindo para despertar valores e vocações artísticas no interior do Estado, intercâmbio entre artistas da capital e da região, fomento de ações culturais e destaque da produção das artes visuais do interior e região pernambucana. Essa iniciativa tem contribuído para despertar vocações, formação de artistas e criação de uma agenda positiva para a cidade e região, abrindo espaço para profissionalização de artistas que produzem por iniciativa própria, despertando a natureza empreendedora na medida em que atuam num relevante evento de arte. O evento se prolongará com exposição de resultado dos trabalhos realizados na praça pública, no ambiente da Biblioteca Pública Municipal Fenelon Barreto, durante todo o mês de outubro e novembro do corrente ano. Ao longo das edições do projeto, a população tem participado prestigiando a iniciativa de promoção artística pernambucana. Veja mais aqui.


EDIÇÃO DE 2018 - Veja detalhes aqui.

EDIÇÃO DE 2017
PROJETO PINTANDO NA PRAÇA – Durante todo mês de outubro acontecerá na Biblioteca Fenelon Barreto, em Palmares, a exposição do Projeto Pintando na Praça, do poeta e artista plástico Paulo Profeta, promovido pelo Instituto de Belas Artes Vale do Una, com apoio da Semed-Palmares e da Fundação Hermilo Borba Filho. A exposição reúne trabalhos atuais e das edições de 2010, 2013 e 2016 do projeto, culminando com grande evento que acontecerá no dia 21 de outubro na Praça Paulo Paranhos, centro de Palmares. Veja mais aqui.


ESCOLA DE BELAS ARTES VALE DO UNA – A Escola de Belas Artes Vale do Una é uma realização do Instituto de Belas Artes, estabelecida à Rua Maurity, nº 374, em Palmares –PE, dispondo de cursos e oficinas de Pintor Artístico I, Desenho Artístico I, Modelagem Tridimensional em Argila, Técnica de Modelagem, Encadernação Artesanal, Serigrafia Artística através de Técnicas Artesanais, Técnica de Marchetera com Folheado e Produtos de Resina em Poliéster. Veja mais aqui.
Retorno das aulas dia 11/03/2019 com os cursos de Desenho, Pintura, Argila, Fotografia e Design Gráfico.

INSTITUTO DE BELAS ARTES VALE DO UNA – O Instituto é uma associação de caráter social, educacional, artístico e cultural, que tem por objetivos principais o de formação e capacitação de artistas e arte-educadoras nas áreas de artes visuais, animação e empreendedorismo cultural; promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, entre outros. O Instituto é presidido pelo poeta e artista plástico Paulo Profeta.


PAULO PROFETA – O poeta e artista plástico Paulo Profeta é licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Educação Artistica – Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e cursou disciplinas na área de pintura e desenho na Faculdade de Belas Artes do Porto (FBAUP), em Portugal. É autor de diversos livros de poesia e prosa, fundador da Casa da Cultura de Serra Talhada, membro das Academais Serra-Talhadense e Palmarense de Letras, tendo realizado diversas exposições e cursos, além de ser o idealizado e realizador do Projeto Pintando na Praça, nas edições 2010, 2013, 2016 e 2017. Veja mais aqui e aqui.