sexta-feira, abril 15, 2022

CAPIBARIBE & FLAMBOYANS DE RISOMAR FASANARO

 

 

a geografia do meu medo

tem dois nomes

ansiedade e fome

a ciência do meu medo

duas raízes tem

ser eu

não ser ninguém


 

escrever é tecer de aranha

é sol nos fios de orvalho

entrelaçadas malhas

que tecem o amanhã

escrever é morte no orgasmo

é morte que ninguém vê

 


esta voz que mora em mim

um dia ficará quando eu partir

em outra garganta

de asas irá pousar

este canto

que hoje mora em mim

é dádiva fugaz

risco de luz

dentro da escuridão

gesto no espaço

negando o não

 


quando um poema me pega

não tem jeito

ficam pratos sem lavar

roupas por passar

casa pra varrer

me sequestra

até que eu sente

e escreva o que ele quer

 


a chuva levou os cravos

as orquídeas

os gerânios da janela

a noite encobriu os lírios

perdeste o melhor amigo

- nem percebeste –

teus pés pisaram as rosas

se feriram nos espinhos

- nem percebeste –

não viste a primavera

não vista nunca

nem o orvalho da íris

que escorreu

da tela de van gogh


 

Poço profundo

sem roldana:

solidão.


 

um sapo apareceu na cozinha

quem sabe príncipe disfarçado?

dei-lhe um beijo

ele piscou

que príncipe nada

e ainda saiu

pulando

e contando vantagem...

 


ditadura

a dor que senti, não coube aqui

 


junho chegou

trouxe as tristezas de maio

atrás de mim

um tigre faminto

à minha frente

um abismo

 

de pássaro

são teus passos

ainda assim eu sigo

teu voo

teus rastros

 

amor é olho d’água

cresce devagar

cresce

cresce

cresce tanto

que um dia

deságua no mar

ou nos teus olhos

 


RISOMAR FASANARO – Poemas extraídos do livro Capibaribe & flamboyans (Desconcertos, 2021), da premiada escritora, jornalista e professora pernambucana Risomar Fasanaro, autora dos livros Eu, primeira pessoa, singular (Prêmio Teresa Martin de Literatura), Casa Grande e Sem Sala e possui contos e poesias em diversas antologias, além de editar um Blog. Veja mais aqui e aqui.