domingo, setembro 11, 2022

PINTANDO XEXÉU

 

 

PINTANDO XEXÉU – Tudo começou com o projeto Arte na Escola, concebido pelo Secretário de Educação de Xexéu, poeta e professor Admmauro Gommes. Foram meses articulando o projeto com as previsões constantes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), envolvendo os assessores e funcionários da Semed-Xexéu. Depois de exitosas atividades de Leitura desenvolvidas na rede municipal, a exemplo das ações que culminaram com a participação no Congresso Brasileiro de Educação (CBE), no Rio de Janeiro, e que resultou nos anais do evento com a publicação do artigo Contribuição da arte no desenvolvimento da leitura escolar – Escola Municipal Maria das Mercês – Semed Xexeu-PE, da participação efetiva no Congresso Nacional de Leitura (Coninler), do Observatório do Livro e da Leitura, em São Paulo, bem como da exposição Ler Faz Bem, do poeta e professor Janilson Sales, na Biblioteca Municipal de Xexéu, deu-se então a o encaminhamento efetivo das artes nos projetos da entidade educacional.

 


EXPOSIÇÃO DUARTE – O marco introdutório da arte no projeto pedagógico da Semed-Xexéu se deu com a exposição do artista xexeuense DuArte, que contou com a presença do prefeito Thiago Gonçalves, ocasião em que foi lançada a Fundação Sociocultural Vital Corrêa de Araújo. A partir de então estudos foram realizados no sentido de contemplar a rede municipal de ensino com atividades de Pintura & Desenho, Teatro e Música, previstas pela BNCC, bem como difusão da Literatura. Para tanto, inicialmente, ocorreu um evento literário que contemplou a população de Xexéu com a presença do casal Donadon, criadores da poética Aldravia, contando com a presença de autores das mais diversas regiões do país.

 


EXPOSIÇÃO IBAVALEUNA ITINERANTE – Foi então a vez da Exposição Itinerante IbaValeUna acontecer no hall da Semed-Xexéu, contando com obras dos renomados artistas pernambucanos Isaac Vieira, Fabio Santos, Alexandre Freitas, Leo Luna, Vandrade & Paulo Profeta. A exposição continua aberta para visitação pública.


 OFICINA DE DESENHO & PINTURA – O envolvimento da comunidade escolar com as artes levou à realização da oficina de desenho & pintura, ministrada pelo poeta e artista plástico Paulo Profeta, para os alunos da rede pública municipal, realizada no último dia 05 de setembro, no ginásio da Escola João Bezerra.


PINTANDO XEXÉU – A culminância destas atividades se deu no último dia 07 setembro, ocasião do Pintando na Praça Xexéu, parceria da Prefeitura de Xéxeu, Semed & IbaValeUna, no qual se fizeram presentes o prefeito, autoridades locais e regionais, artistas renomados pernambucanos e locais, estudantes e a participação da população xexeuense prestigiando o evento que foi abrilhantado com a presença musical da Banda Ipiranga.

Paulo Profeta (Veja mais aqui)

 

O escritor e artista plástico José Durán y Durán. (Veja mais aqui).

 

A escritora e artista xexeuense Ana Paula.


 O artista plástico e professor Alexandre Freitas (Veja mais aqui).

 

O artista plástico Leo Luna (Veja mais aqui).

 

O artista plástico Fábio Santos (Veja mais aqui).

 

O artista plástico Robertson Rodrigues.

 

A artista plástica Márcia Gomes.

 

O artista plástico João Brito.

O artista plástico Alexandre Lima.

O artista plástico Zed Melo.

 

Os estudantes e artistas Carlos Daniel (JB), Erick Benício (JB), Míssila Feitosa (JB) e demais participantes.

A poeta e professora Rute Costa, com o Projeto Leitura na Praça (Veja mais aqui).

 

A bibliotecária Sueli.

A confraternização dos renomados artistas pernambucanos com o poeta, professor e secretário da Semed, Admmauro Gommes, no hall da Semed-Xexéu.