sexta-feira, junho 25, 2021

AS BREVES FOGUEIRAS DE EZTER LIU

 

EZTER LIU - Graduada em Letras, Ezter Liu é cidadã da Mata Norte Pernambucana e reside em Carpina. Após figurar com textos em coletâneas, lançou seu primeiro livro, Vermelho Alcalino (2015), pela Porta Aberta Editora Independente. De lá para cá, vem caminhando entre prosa e poesia, apresentando uma escrita visceral e marcante, com narrativas que protagonizam a força do feminino.

O seu novo livro Breves Fogueiras, é a obra que sucede o premiado Das tripas coração (2018), e traz o olhar da escritora sobre a vida contemporânea, o feminino, a política, o contexto social do Brasil, um agudo e sensível olhar sobre os tempos atuais.

A obra compila 60 escritos que exprimem sentimentos controversos suscitados pelo isolamento e pelo atual contexto político e social nos últimos anos. São minicontos, pílulas de histórias e situações que trazem à tona sentimentos densos e reflexões. Narrativas fortes, efêmeras e ardidas, tal como o fogo. “São textos curtos e precisos, que colocam para fora as nossas fogueiras internas. Cada texto é como uma fogueirinha”, define a autora. Com primor no uso das palavras, a escritora usa de contornos poéticos para denunciar incômodos, desabafos e inconformismos. Transitando entre ficção e realidade, as histórias e personagens questionam o leitor, apelam ao sentir e protestam pela conscientização social e humana. Seus escritos se relacionam também com outras artes - Liu é parceria de composição de músicos como Joana Terra e Juliano Holanda, e textos dela são frequentemente adaptados ao Teatro e ao Cinema. Destaque para o filme Geisiely com Y, de Mery Lemos; o monólogo Sete Histórias, de Mariana Muniz; e o experimento cênico Vulvas de quem? com Márcia Cruz.

Este é o terceiro livro de Ezter Liu, que lhe consagra como primeira mulher vencedora do Prêmio Pernambuco de Literatura, promovido pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Com incentivo da Lei Aldir Blanc, em Pernambuco, e produção de Mery Lemos, da Anilina Produções, Breves Fogueiras ganha prefácio assinado por Elisa Lucinda, ilustrações de Juliana Lapa, projeto gráfico de Lucas Torres e edição de Carlos Gomes.

Será lançado neste sábado, 26/06, às 19hs, em um sarau virtual com leitura de trechos do livro e bate-papo sobre a realização da obra com a escritora, através da plataforma Ágora Sonora. A edição física da publicação estará disponível para venda online durante o evento pelo valor de R$ 40. O ingresso para o sarau pode ser retirado gratuitamente no site https://agorasonora.com.br/.

 


SERVIÇO:

Lançamento do livro “Breves Fogueiras”, de Ezter Liu

Sábado, 26 de junho de 2021

Às 19h, na plataforma Ágora Sonora

Ingressos gratuitos disponíveis em https://agorasonora.com.br/.

Valor do livro - R$ 40 Siga Ezter Liu - https://www.instagram.com/ezter_liu/

Milton Paulino – Jornalista DRT 5752/PE / Ator DRT 4204/PE

 


Veja mais de Ezter Liu aqui e aqui.