domingo, outubro 07, 2018

A ARTE DE MAURÍCIO SILVA



A ARTE DE MAURÍCIO SILVA – Por Cyane Pacheco. A obra do artista Maurício Silva resgata à ancestralidade da arte, seus primeiros rumores, o memento das cavernas que, ali, eram circunscritas ao território da magia e nós, após tantos séculos, a dissemos: Arte! A obra esse artista, desvela todas as grandes questões, aquelas que colocam a criação artística nos lugares confusos da contemporaneidade: ele adentra florestas de símbolos, para lá confundir uma temporalidade que significa buscar novas pistas, devolve à terra, camadas do tempo que os homens esqueceram de acrescentar à ínfima ligação entre criar e viver. Ali, terra da sua amada, desfaz a expatriação, sua e da própria Arte, refazendo a partir da sua terra natal, outras memórias: uma pá, um novelo de lã – crochê diverso onde urde à noção de que não há exílio onde vive a mulher amada. O artista usa a valise de Walter Benjamin, a esvazia e guarda nela suas criações, buscas de toda sua vida, sabe que há um sistema perverso, que precisa responder com suas criações, as perguntas sobre a morte, o anonimato daqueles que lançaram flechas perdidas. Mauricio Silva nos oferece pistas sobre o lugar estanque da Arte e sobre os modos de resistência a isso, buscando tremores fundos, que vêm dos caminhos percorridos até aqui. Refaz todos os lugares, a partir das formas e técnicas primevas, traz para o espectador, não apenas à fruição, mas torna-o parte daquilo que cria: alguém que terá que empreender sua própria busca, descobrir naquilo que, propositadamente, o artista vela e desvela, semi-encobre e oferta. Suas cores, texturas, formas, sua multiplicidade temporal, o que parece com a criação das manhãs, voluntariando à Arte, a recriação de suas próprias ferramentas e buscas. Não pretende reproduzir a natureza, nem sua exaustiva distorção, antes, abriga-se nas intercessões da existência, funda mundos e convida à uma compreensão maior do fazer artístico. Maurício Silva, em sua vida e obra, que é uma só coisa, faz perguntas, as espalha em sítios diversos e abre-se, atento, às respostas, são seus fios de transversalidade em relação ao outro.


MAURÍCIO SILVA – O artista pernambucano radicado na França, Maurício Silva, trabalha com diversos materiais que compõem a sua pintura, gravura, desenho, escultura, fotografias e peças em cerâmica, além de vídeos, instalações e performances em suas exposições. Veja mais aqui e aqui.


CYANE PACHECO – A artista visual e escritora Cyane Pacheco já realizou diversas exposições e está preparando a publicação do seu livro Ara ou O Livro das Portas e uma exposição para breve. Veja mais aqui, aqui e aqui.