sábado, outubro 22, 2022

PINTANDO NA PRAÇA 2022

 

 

PINTANDO NA PRAÇA – Realizou-se neste sábado mais uma edição do Pintando na Praça, ocasião em que a Praça Paulo Paranhos, no centro de Palmares, Estado de Pernambuco, foi ocupada por artistas local e da capital, bem como pela estudantada da Educação Básica municipal.

 


PALCO DO ANFITEATRO – No palco do anfiteatro da praça estava a exposição do acervo do Instituto de Belas Artes Vale do Una (IbaValeUna), presidido pelo poeta e artista plástico Paulo Profeta.

 



Já na pista do anfiteatro estava armado todo equipamento disponível para a atividade de desenho e barro, destinado para a estudantada e o público em geral. A estudantada e populares tanto participaram das atividades de desenho, destaque nesta prática para os alunos da escola de Serro Azul, como também da oficina de artesanato ministrada pela anfitriã e artesã Nalva Pedrosa, ocasião em que foram confeccionadas várias peças de artesanato.

O destaque ficou por conta do artesão Emerson de Ribeirão que demonstrou seu talento com suas esculturas em barro.


TENDA DOS ARTISTAS 



TENDAS DOS ARTISTAS – Duas tendas foram distribuídas em espaços diferentes para abrigar os artistas renomados, a exemplo de Vandrade, Leo Luna, Alexandre Freitas (que fez ao vivo uma live pro seu canal do YouTube), Robertson, Joabson. Alexandre Lima, Sandro Lira, entre os mais de 30 artistas oriundos da capital pernambucana, bem como artistas locais, como Zé Ripe, Ana Paula, Toni Antunes, Marcos Meyer, entre outros, com a participação do artista, poeta e professor José Durán y Durán.

 


TENDA DA ESTUDANTADA


TENDA DA ESTUDANTADA –
Uma terceira tenda foi instalada em outra parte da praça para abrigar os estudantes que expressaram suas habilidades para o desenho e pintura.

 



ADMMAURO GOMMES


IBAVALEUNA


IBAVALEUNA – O Instituto de Belas Artes Vale do Uma (IbaValeUna) é uma associação de caráter social, educacional, artístico e cultural, tendo por objetivos principais o de formação e capacitação de artistas e arte-educadoras nas áreas de artes visuais, animação e empreendedorismo cultural; promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, entre outros. O projeto além de Palmares também já contemplou diversos municípios, entre eles Xexéu e Igarapeba, entre outros, não só contando com atividades e exposições de artistas pernambucanos de renome nacional, como revelando artistas locais e da região Mata Sul pernambucana. O instituto também desenvolve atividades na Escola de Belas Artes Vale do Una, dispondo de cursos e oficinas de Pintura Artística I, Desenho Artístico I, Modelagem Tridimensional em Argila, Técnica de Modelagem, Encadernação Artesanal, Serigrafia Artística através de Técnicas Artesanais, Técnica de Marcheteria com Folheado e Produtos de Resina em Poliéster.

 


PARTICIPAÇÃO – Desde 2017 tenho participado do projeto do IbaValeUna, sempre ao palco executando minhas composições musicais e convidando parceiros, como Zé Ripe, Zé Linaldo e outros cantores & compositores, para se apresentarem durante o evento. Este ano foi diferente: participei como ex-aluno do Instituto e cometi a minha apresentação com esta obra – óleo sobre tela: Mãe caeté do quilombo onde nasci, malunguinho sou na vida. Esta modesta obra foi doada para o evento. Aproveitem e confiram as outras edições aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.