quinta-feira, setembro 21, 2017

O HEROI NORDESTINO, ATONMÍRIO BARROS & JUAREZ CARLOS

Arte de Isabelle Oliveira para a peça teatral O herói nordestino, de Atonmírio Barros & Juarez Carlos.

O HEROI NORDESTINO – é um espetáculo teatral da parceria Miro Barros & Juarez Carlos, que se encontra em fase de ensaios para apresentação em data oportuna em Palmares – PE. Por conta desse espetáculo, realizou-se entrevistas com os autores, com o objetivo de formar o perfil da parceria, suas obras e atividades artísticas, bem como para saber como anda o projeto teatral.


ENTREVISTA DE ATONMIRIO BARROSO músico, compositor, maestro, autor teatral, repórter e comunicador Atonmírio Barros, popularmente conhecido como Miro Barros, concedeu uma entrevista pra gente falando de sua formação musical, sua trajetória artística e, sobretudo, do espetáculo O herói nordestino.

LAM - Atonmírio, fala pra gente como e quando se deu seu encontro com a arte?

Desde a infância com influência da minha família através de meu pai, quando tinha 8 a 10 anos de idade, já acompanhava ele tocando violão com seu grupo musical.

LAM - Quais as influências da infância e adolescência que foram preponderantes por sua definição artística?

Na época sofri muita influência por Elvis Presley, conjuntos como The Beatles, Creedence, Roberto Carlos, The Feveres e grupos da jovem guarda

LAM - Você teve diversas experiências musicais, com a Banda 15 de Novembro, conjuntos e bandas, como a Aquários, entre outras. Fala pra gente dessas experiências.

Na escola e banda 15 de novembro, tinha como papel preponderante na formação de novos músicos, na banda Áquarios foi o início de minha participação em conjuntos musicais, onde fui convidado por Manoel Negão (o saudoso Mané Preto) para assumir os vocais, onde participei por aproximadamente dois anos, indo sem seguida para as bandas Os Enigmas e algumas participações nas bandas Os Tocantins e na Som N6, que tive oportunidade de conhecer cinco estados do Nordeste e onde cheguei a conhecer a cantora italiana Rita Pavoni.

LAM - O que foi a Orquestra Quilombo?

Eu sou o Fundador da Orquestra Quilombo, criada nos anos 80, onde toquei diversos carnavais por Palmares, Olinda e diversas cidades do interior de Pernambuco.

LAM - Como foi o seu retorno para a Escola com a Banda de Música?

No ano de 1983 eu retornei para Banda de Música 15 de Novembro, com um propósito de resgatar a cultura musical, história e o legado, que foi construído com muito sacrifício pelo meu pai.

LAM - Você teve uma experiência com o filme Retalhos em Detalhes, de Givanilton Mendes. Conta pra gente como se deu essa sua atividade?

Foi algo que aconteceu inesperadamente, quando fui convidado por Givanilton Mendes para participei e colaborei na produção musical do seu filme, que muito me honrou pela grande experiência artística.

LAM - Você atuou em diversas áreas da imprensa, como repórter, redator, noticiarista, experiências em emissoras de rádio, jornais e portais. Conta como se deu essa sua vivência na área de comunicação.

Participei e tive experiência em diversos veículos de comunicação pela região, nas áreas de rádio, através do Programa Resumo Esportivo da Rádio Cultura dos Palmares, como repórter e relações públicas do Jornal do Interior, onde mais de 10 anos eu atuei repórter e redator do portal online PENoticia.com.br.

LAM - Você também teve e ainda tem incursões pelo teatro. Fala pra gente o que levou você ao teatro e como foi que se deu a sua participação nessa área artística.

Tudo começou através do Grupo Cutural dos Palmares (GRUCALP), através do saudoso Teles Junior e seu filho Jaorishs Teles, momento oportuno que me despertou a vocação e interesse pelo teatro.

LAM - Você está desenvolvendo um projeto denominado Herói Nordestino. Qual a proposta deste projeto?

Esse projeto é realização de um sonho, do qual foi construído através de uma inspiração sobre a cultura da região do Nordeste brasileira, através das viagens que realizei durante a trajetória artística da minha vida.

LAM - Quais os projetos você tem por perspectiva de realizar?

Pretendo realizar mais duas peças de teatro e montar um novo grupo musical agregado à política teatral.


ENTREVISTA JUAREZ CARLOS – O escritor, odontólogo, artista plástico, professor, autor teatral e atual presente da Academia Palmarense de Letras (APL), Juarez Carlos, concedeu uma entrevista em que fala de suas atividades artísticas e profissionais, bem como do projeto O herói nordestino.

LAM – Juarez, você é um homem de muitas atividades, vamos começar por sua vida acadêmica. Fala pra gente das suas graduações e pós-graduações.

Sou graduado em Odontologia, pela Faculdade de Odontologia de Caruaru – FOC, hoje ASCES, Caruaru – Pernambuco - conclui em 13/12/1975; cursei Biologia pela FAMASUL – Palmares; cursei Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Recife – Pernambuco; História pela FAFICA – Caruaru – Pernambuco. Tenho expecializações como facilitador em saúde Pública de Educação Continuada pelo Ministério da saúde – Recife – Pernambuco; especialização em Saúde da Família no Hospital da Restauração do Recife – Pernambuco; e participante do Projeto Rondon.

LAM - Você já ocupou o cargo de Secretário de Educação do Município dos Palmares. Fala dessa experiência e de outras na área de educação.

Fui Secretário de Educação, Cultura e Esportes nos Governos de Jader Carlos da Silva e de José Pretestado Santana.
Na verdade foi muito difícil, tendo em vista, a proposta do Prefeito Jader Carlos em ampliar a Rede de Ensino Municipal. O Ginásio Municipal Agamenon Magalhães, hoje Escola Municipal Augusto Pinto Ribeiro, passou de 1.200 alunos para 3.000 alunos, desde modo, foi necessário alugar um prédio para comportar todos os alunos matriculados, (Alugamos as dependências da Maçonaria no Bairro São José), e estabelecemos três (3) Turnos, Manhã, Tarde e Noite, na época só existia Manhã e Tarde, uma vez que, o Ginásio era à Noite ocupado pela escola Técnica dos Palmares.
Tivemos grandes problemas na regularização da recém criada Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL - O Ministério da Educação do Brasil veio fechar a FAMASUL, tendo em vista, não haver nenhum professor habilitado, então procuramos o Ministério e ele nos deu um prazo de trinta (30) dias para nós providenciarmos a regularização dos professores, assim através da Universidade Federal de Pernambuco contratamos 6 professores habilitados nas principais disciplinas, e os outros foram admitidos como professores suplentes até que recebessem a sua qualificação e habilitação. Confesso que foi uma “prova dos nove”, os contrários da nossa política torceram para que a FAMASUL fechasse, entretanto nós conseguimos melhorá-la e organizá-la.
Ensinei e dirigi o Ginásio Municipal dos Palmares, muitas vezes foi repreendido por causa de minhas aulas que fugiam o padrão vigente da grade curricular, pois para ensinar cinemática eu usava o birô da sala de aula para jogar pingue-pongue, mostrando “in loco” os movimentos. No ginásio eu e os meus alunos fizemos teatro, poesia, cantoria, e plantação de milho e feijão, tudo isso para que o alunado se apercebesse que se deve aliar a teoria com a prática. Além de ensinar no Ginásio ministrei e dirigi o CEPRED, o Colégio de Nossa Senhora de Lourdes.
Tive uma experiência ímpar ao lecionar cirurgia na Faculdade de Odontologia de Caruaru.
Na Cultura - com o apoio do Prefeito Jader Carlos resgatamos o Carnaval colocando nas ruas, avenidas e praças os Blocos que estavam adormecidos e calados. Resgatamos o Cabocolinho e o Pastoril. Nos Esportes incrementamos os torneios escolares, profissionais e amadores de Palmares.

LAM - Agora vamos falar de Literatura. Você já publicou diversos livros. Conta pra gente como e quando se deu seu encontro com a Literatura?

Eu me encontrei com a Literatura ainda menino. Meu pai Sylvio Carlos fundou uma escola para acolher os seus empregados de suas propriedades rurais em Belém de Maria, em Lagoa de gatos e em São Joaquim dos Montes – Pernambuco.  Para ajudar o meu pai eu fui investido nas funções de professor aos sete (7) anos de idade, como era difícil comprar livros para os alunos eu fazia apostilhas e contos, poemas e outros gêneros literários. Comecei a escrever cartas para namoradas fictícias. Aos treze (13) anos eu era o jornalista do jornal do Educandário Nordestino Adventista – ENA – Belém de Maria. Comecei a fazer o meu primeiro romance aos quinze (15) anos, intitulado ANO 7.000, infelizmente não tive a oportunidade de editá-lo, tendo em vista, a grande cheia de 1970. Vindo para Palmares estudar no Ginásio Municipal dos Palmares eu procurei o meu professor e pastor Elias Sabino de Oliveira que com o Grupo Cultural dos Palmares – GRUCALP de Teles Júnior e sua laboriosa Família nós fizemos o Jornal Juventude, as Revistas Cricri, Luzir e Atalaia e muitas peças teatrais.
O meu primeiro Livro – Tempos de enfado, parceria com Elias Sabino de Oliveira, em 2007. Está pronto o décimo livro, esperando o Código de Barras e ISBN. Lançaremos ainda este ano (2017) Só saudades! Mais um Romance.

LAM - Conta pra gente agora das suas publicações na área literária.

Publiquei: Tempos de enfado – parceria com Elias Sabino de Oliveira, 2007; Carlos: a notável família, 2010; 100x4 – É preciso outros & outros, 2013; A abençoada – Jorlanda Maria Carlos, 2014; A viagem – Hermilo Borba Filho, 2015; Academia Palmarense de Letras – APLE, 2015; Elias Sabino de Oliveira – um homem de deus, 2015; Flor do una, 2016; A APLE em ação, 2017.

LAM - Você é atualmente presidente da Academia Palmarense de Letras. Fala dos propósitos e trabalhos da instituição, bem como da sua gestão.

Nossa meta principal é completar as Cadeiras da nossa APLE, temos atualmente 31 ocupadas, faltando ainda 9, pois a Academia Palmarense de Letras – APLE possui 40 Cadeiras, 25 para membros nascidos o residentes em Palmares e 15 para nascidos ou residentes na Região Meridional Pernambucana, antiga Região Mata Sul.
Durante a nossa gestão participamos de grandes eventos:
Encontro das Academias de Letras das Microrregiões de Pernambuco em Tamandaré; fizemos com parceria da Infraero no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freire, o Primeiro Encontro de Literatura de Pernambuco; prestamos com parceria do Segundo Comando Aero e a Base da Aeronáutica do Recife homenagem ao Palmarense Pioneiro da Aviação Comercial do Brasil, o Comandante Severiano Primo da Fonseca Lins. Nos dias 23 e 24 de setembro de 2017 participaremos do IV Encontro das Academias de Letras de Pernambuco em Gravatá. O nosso propósito é fazer no próximo ano (2018) O Encontro aqui em Palmares.

LAM - Você é artista plástico e gráfico, inclusive as capas e o trabalho gráfico de seus livros são de sua autoria. Fala pra gente dessa sua habilidade artística.

Tudo começou quando eu estudava no Educandário Nordestino Adventista – ENA, em Belém de Maria com o professor Sebastião (Tião), ele ensinava artes plásticas, certo dia ele me disse: Juarêz você tem jeito para desenhar e pintar procure o professor Calazans d’Araújo [poeta, escritor e artista plástico, (ele é Patrono de um dos nosso Acadêmicos da APLE)], que ensina no Grupo Escolar Municipal Adauto Carício, ele sem dúvida lhe dará as dicas que você precisa para fazer artes.

LAM - Você também tem atuado na área do teatro. Conta pra gente o que levou a trabalhar nessa área?

Desde menino que eu gosto de teatro, vi que para ensinar o professor tem que ser dramaturgo, os alunos gostam de dramatização. Na odontologia, na saúde, também o teatro ainda é a melhor maneira para que os usuários do SUS se apercebam das doenças e como se prevenirem contra as doenças.

LAM - Muitas de suas peças foram encenadas. Fala a respeito das suas realizações nesse campo artístico.

A alegria é tremenda quando alguém que assisti a uma peça minha ao se encontrar comigo diz: Eu gostaria de ter escrito e encenado essa peça que você fez. Isso é tudo, me faz continuar fazendo teatro.

LAM - Você está atualmente com um projeto: O herói nordestino. Fala pra gente como está o andamento e os propósitos desse projeto.

Eu o Atonmírio estamos a dois anos com esse projeto, é um projeto ambicioso, pois se trata de um personagem que retrata as nossas origens, ser nordestino é antes de tudo um herói. O Herói Nordestino está praticamente pronto, falta alguns detalhes e a compreensão dos poderes públicos colaborarem, pois já gastamos dos nossos pequenos recursos mais de 5.000,00 reais. O propósito é mostrar a realidade de ser um herói, mesmo sendo nordestino.

LAM - Quais projetos você tem por perspectiva realizar?

Fazer um filme e pintar o sete. Obrigado meu prezado amigo Luiz Alberto. Um forte abraço com respeito, Amor e Harmonia.


Veja mais aqui.