sábado, março 09, 2013

ARY BUARQUE & DANÇA ALAGOAS




ARY BUARQUE & DANÇA ALAGOAS - o primeiro site oficial de dança em Alagoas, o Dança Alagoas, é formado pelo Ary Buarque, Leildo Silva e Talvanice Anchieta. O espaço disponibiliza informações e dicas de teatro, música, cultura, dança, fotografia, DJs, turismo e muito mais, tendo como meta principal oferecer serviços de publicidade, além de dar o suporte técnico necessário, garantindo a excelência e competência no mercado, a custos acessíveis e alta performance empresarial, centrada na ética, na pró-atividade e na máxima resposta a seus clientes. Ainda oferta os serviços de publicidade web; aulas de dança; criação de site; entre outros serviços.
Eis a entrevista concedida pelo Ary Buarque.



LAM - O que é o Dança Alagoas?

É um portal que foi criado para da oportunidade aos amantes da arte.

LAM - Qual a proposta do Dança Alagoas?

A proposta é unir a categoria

LAM - Como você avalia o universo da dança em Alagoas?

Muito carente, sem apoio para divulgar os profissionais

LAM - Como você vê no Nordeste? E no Brasil?

Muitos profissionais bons, mas sem atitude. Um exemplo:Brasilia tem um evento: festival do forró, que este evento poderia ser no nordeste, temos que unir os profissionais da dança para fazer esse tipo de evento aqui no nordeste, já que falamos em forró.



LAM - Qual a sua perspectiva com relação a arte da dança, do teatro e dos trabalhos acadêmicos na área desenvolvido pela UFAL e sua receptividade pela comunidade alagoana?

Minha perspectiva é que a dança vai ficar valorizada, principalmente agora com a dança na UFAL, porque todos que fizerem o curso vai ter outro pensamento na área, vão saber realmente quanto vale um trabalho de um profissional da dança, espero. E eu quero sempre dar as informações da dança aos alagoanos, tudo que acontece fora do nosso estado e o que vai acontecer aqui.

LAM - No Dança Alagoas encontramos diversas colunas, entre elas para divulgação de academias, associações, professores, Sated, qual o papel e ações desenvolvidas por essas instituições e pela Sated em prol da arte do espetáculo alagoano?

Essas instituições ainda é um pouco limitada, tipo eu faço meu trabalho e pronto, com o Dança Alagoas está começando a mudar, já estão me procurando para ter varias ideias.
Sobre o Sated é um assunto muito delicado, hoje eu sou Diretor do Departamento de Dança em Alagoas, entrei no cargo no ano passado e tem muitos problemas.
Por motivo da categoria não chegar perto, por motivo de diretores anteriores. Mas digo sempre que não importa o passado, o importante é o presente, tive uma ideia de reunir os profissionais da dança toda as ultimas sextas feiras de cada mês, na reitoria às 12h, foi o único horário que deu certo. Mas ainda é minoria que vão para nossa reunião.
O Sated em prol da arte do espetáculo alagoano é muito fraco, vou repetir novamente, ele tem que ter nosso apoio. alguns artistas alagoanos só reclama e não faz nada.
O Sated tem em seus arquivos mais de 800 associados, só 10% são associados realmente.
O Sated de Alagoas está dessa forma, mesmo assim o Sated luta para todas as categorias ter mais valorização em Alagoas.



LAM - Também é encontrado links para cultura, música, folclore, enfim, toda uma articulação com performances de outras áreas artisticas que nos remete a observar um processo de interdisciplinaridade, esta é a proposta, ou?

A proposta é mostrar que todos que trabalham com a arte da música falam a mesma lingua com uma forma bem brasileira.... com musica e dança.

LAM - Qual a receptividade do publico alagoano com o Dança Alagoas?

Sobre a receptividade pela comunidade alagoana, está sendo muito boa, superou minha expectativa, todos os dias recebo elogios sobre o Dança Alagoas, e o alagoano estão mesmo acessando o portal,,,
Um fato importante que aconteceu: eu estava no mês de fevereiro num supermercado local e uma pessoa com a família, parou e perguntou sobre o Dança Alagoas. Dai por diante tive a certeza que os alagoanos aprovaram o portal.

LAM - A seu ver a internet contribui realmente para difusão do seu trabalho e da dança alagoana? O que é que está faltando?

Sim a internet contribui muito para a difusão do trabalho, e da dança em Alagoas tambem, está faltando a união dos artistas alagoanos.

LAM - Quais os projetos que você e o Dança Alagoas planejam realizar?

Estou com varios projetos junto com o Dança Alagoas, um deles é trazer para Maceió, Jaime Aroxa ou Carlinhos de Jesus, mas tenho que ter vários apoios para trazer um deles, todo ano eu vou para o Rio de Janeiro e venho com todas as novidades do mundo da dança.
Acredito que posso contar com todos alagoanos para fazer uma grande festa,quem sabe, este ano.



Entrevista concedida em 25 de março de 2009.