sexta-feira, março 08, 2013

ELIANE BASTOS ENTREVISTA




ELIANE BASTOS – O primeiro contato que tive com o maravilhoso trabalho musical da Eliane Bastos foi no Clube Caiubi de Compositores. Depois, na minha mania de pesquisador, conheci o site dela. Acompanhei tudo e conferi clipes, músicas, projetos, tudo. Foi quando saquei tratar-se de uma cantora e compositora paranaense que é formada em Pedagogia e que canta divinamente.
Foi diretora da Associação dos Compositores do Estado do Paraná e representou também o Fórum de Música do Paraná, junto ao Ministério da Cultura e FUNARTE do Rio de Janeiro.
Em 1999, ela lançou o álbum "Além de Mim", interpretando, entre outras, oito canções de compositores paranaenses.
Em 2001 passa uma temporada na Bélgica, acompanhada por Grafite, compositor curitibano que reside há mais de 10 anos na Europa.
Em 2003 realiza segunda temporada na Bélgica com novas músicas e combinando um repertório de músicas gregas e brasileiras. Nesse ano faz também temporada na Argentina, para gravação do álbum "Oceano Íntimo" do grupo Saviamantra.
Em 2005 é convidada para participar da turnê de Demis Roussos em várias cidades do Brasil. Curitiba foi escolhida como palco para gravação do DVD oficial da turnê, lançado na Holanda e posteriormente distribuído por toda a Europa e Brasil.
Em 2006 faz o lançamento oficial do álbum "Toda Essência", com participações de Wilson das Neves. O álbum tem entre seus compositores, além de Paulo César Pinheiro, vários músicos paranaenses.
Em 2006 participa da novela "Belíssima", Rede Globo de Televisão, juntamente com a Banda Laiki Kompania.
Eliane tem participação em dezenas de álbuns e trabalhos de músicos brasileiros e internacionais.
Além de cantora, é também escritora contista, premiada em diversos concursos.
Atualmente ministra também oficinas de interpretação musical e canto em diversas instituições.
Eis Eliane Bastos:



LAM - Eliane, vamos para a pergunta de praxe: como foi e quando se deu seu encontro com a música?

Desde sempre... faz parte da minha vida em todos os momentos ....pra dormir, durante o dia...isso como ouvinte.



LAM - Quais influências da infância e adolescência que foram determinantes para definir sua identidade musical?

Meus pais gostavam de cantar e com eles ouvi variedade de intérpretes, de marchinhas de carnaval a clássicos da época de ouro, mas como sempre gostei de ouvir rádio e discos tive acesso a estilos diferentes desde jovem guarda nos LP´s espalhados em casa, a repertório de programação de rádios como Jornal do Brasil, Eldorado...



LAM - Como você concilia a sua formação em Pedagogia - Orientação Educacional - com a música? Contribui essa formação para o seu trabalho musical?

Muitíssimo pois usar a linguagem musical para o aprendizado é comprovadamente objetivo. A "musicoterapia" que o diga. Ainda vou fazer uma pós nessa área.



LAM - Você lançou em 1999 o seu primeiro cd, o Além de mim. Fala pra gente como foi o desenvolvimento desse projeto e os resultados obtidos.

Gravar era um sonho e foi realizado com êxito e com recursos próprios. Engraçado que depois de ter concluído eu olhei para o cd prontinho e me perguntei: e agora? qual a sequência do sonho?? a resposta transformou-se em shows de lançamento, entrevistas em rádio, tv, jornal, junção de músicos para o trabalho, convidar pessoas para conhecerem, criação de site, distribuição gratuita, vendas...financeiramente empatou ganho com o que foi investido mas esgotou a edição e um pequeníssimo percentual de mercado ficou sabendo do produto. Mas é o meu público.



LAM - Em 2004 você lançou o cd Toda essência. Como foi a receptividade? Alcançou seus objetivos com esse trabalho?

A receptividade foi ainda maior que o primeiro pois como eu ainda trabalho a divulgação do "Além de Mim" o segundo veio na caroninha do irmão mais velho. A experiência e contatos ajudaram bastante também. Edição esgotou não tanto pela venda mas pela divulgação em si. No Brasil tem de ser muuuuuuuuito conhecido pra vender muuuuuuuuuito bem. É fato. Mas ainda vale a pena produzir.

LAM - Você tem uma biografia que vai desde cantora de baile, participação em bandas - como a grega Laiki Kompania, entre outras -, ministra oficinas e já fez participação em shows de Demis Roussos. Fala pra gente dessas experiências.

Todas válidas. Penso que o intérprete não escolhe os momentos ou o público. É escolhido por ele. Eu canto hoje em dia com a convicção de que não agradamos a todos mas se formos sinceros, o sentimento que emana com as canções é sempre bem vindo. Cantar para gregos, ou argentinos, ou aparecer na telinha da mais mais da tv brasileira ou para um público fiel a Demis Roussos por exemplo, é conquistar mais um espaço no coração de quem aprecia a música. Sinto que tudo que fiz até aqui teve esta conquista.



LAM - Você faz parte da direção da Associação de Compositores do Estado do Paraná e já representou o Fórum da Música do Paraná. A seu ver, como andam as perspectivas para o profissional da música nesse tempo de debates autorais e discussões sobre a cadeia produtiva da música no Brasil?

Da ACEP me afastei ha 2 anos e hoje faço parte como cooperada da COMPA do Pr e da Cooperativa de São Paulo e participo de discussões virtuais pelo fórum de música do Pr e também da Rede de música do Pr. Temos problemas que se arrastam desde há muito tempo como ECAD, Sociedades, OMB, Sindicatos de músicos. Com muitas falhas em seus modelos obsoletos e que não funcionam de maneira justa, inclusive pela inadimplência de alguns veículos de comunicação. Outros são maravilhosos em seu estatuto mas a ação não condiz com os mesmos. Rádios que tocam pelo jabá, público que tem acesso a web rádios mas não sabem ainda como utilizar a seu favor estas ferramentas, internet que toca de tudo mas que ainda não substitui os palcos reais como teatros, praças (ainda bem).São muitas possibilidades e sinto que todos, artistas, público, instituições de agrupamento e de distribuição de produtos,governos, enfim passam por fases onde dialogar e até discutir é muito urgente e preciso; devemos analisar e não parar com o processo de DA; estar junto ao Ministério da Cultura exigindo que haja atividade constante neste pensar a reformulação das leis do DA. Que nos dêem condições de "brigar" por verbas onde BLOGS de poesia, de músicas, de história musical sejam possíveis e patrocináveis independente do nome de quem o conduz; seja Maria da Bahia ou uma Maria do interior do Paraná chegando recentemente em São Paulo e ainda falando leitE quentE com muito prazer. hihihihih. Eu sou Maria Eliane. Estamos num processo bonito ao menos pelos debates que tenho presenciado; nem sempre educados mas com certeza produtivos. Falem bem ou mal mas falemos, e quando não der pra falar, antes ou depois , cantemos. Eu faço isso. Vim pra cantar!!! Voltando à sua pergunta. Perspectivas???? Vejo um aqui e agora necessário, de conscientização em rede, para que nosso futuro seja de orgulho quando olharem pra trás e concluirem: temos isso hoje pois ali atrás alguém estava atento e eu quero ser uma dessas pessoas atentas sempre. E cantar muito.

LAM - Você realizou um projeto piloto Pé na Estrada. Fala pra gente dessa experiência e qual a proposta desse projeto?

Pé na Estrada foi maravilhoso. Íamos por cidades do interior do estado do Pr, em escolas, ministrar oficinas de interpretação vocal e composição; no final dos trabalhos fazíamos uma apresentação em palco cuja platéia eram os alunos e seus pais e/ou convidados. Uma platéia preparada pois o contato e prática que as oficinas propiciavam eram tão produtivos que eles ouviam com ouvidos de atenção e entendimento. Sei que deixamos muitas sementinhas espalhadas se não para a arte em si, ao menos para futuros politicos de cultura ou ainda um público mais crítico e participativo.



LAM - Você além de cantora e compositora, também atua na área da Literatura como contista. Como se dá essa sua incursão em mais um campo artistico? Fala pra gente dessa sua experiência literária.

Sempre gostei de observar as pessoas e seu dia a dia. Tentei colocar antes em verso para juntar à melodia e virar canção. Algumas eu consegui mas achei que era tão complicado que resolvi usar a prosa como exercício. O exercício virou prazer e pretendo em poucos anos estar ainda mais envolvida com contos, artigos. Voltei a ler mais para poder dar continuidade a essa atividade. Tive um conto premiado. Foi um super incentivo. Não da pra parar, ainda.

LAM - Você possui um site muito bonito e bem feito. A seu ver a internet tem contribuido para a difusão do seu trabalho?

Muito. Procuro utilizar as ferramentas que a tecnologia nos coloca à frente. Este espaço aqui por exemplo, é magnífico e a maneira como é feito, pois é virtual mesmo. Estou lendo e respondendo como se estivéssemos no mesmo bat local; ahahahahah. Obrigada por citar o site mas aguarde, vem aí uma reformulação do mesmo com muitas outras ferramentas e penso que até com uma "rádio Eliane Bastos" hihihihi.

LAM - Quais os projetos você tem por perspectiva de realizar?

Meu ano começou com uma mudança muito grande pois mudei pra são Paulo há poucos meses. Estou entre Curitiba e São Paulo atendendo a vida particular e profissional ao mesmo tempo. Casei e vim pra cá. Estou assim, conhecendo espaços, pessoas, colhendo lá e plantando aqui. Mutação acelerada é a cara deste milênio. Estou dentro. Estou aí e afirmo novamente e sempre: vim pra cantar, até quando eu não sei, mas canto. Tenho projetos de shows , oficinas que já estão sendo conhecidos em Sampa.Gravar ainda não está nos planos a curto prazo. Sinto que devo trabalhar mais e muito mais os cd´s prontinhos e suas músicas. Quero compor, com parcerias inclusive, viver mais a experiência dos meus colegas, agregar informações, reler músicas gregas em palcos alternativos, acompanhar a reconstrução do site e explorar este sítio ao máximo. Acompanhar a política cultural bem de pertinho.Tudo o mais é possível. Valeu pela oportunidade. Vocês convidaram, a gente tem mais é que estar atento e responder. Grande abraço entrevistador, ao leitor/ouvinte.



Entrevista concedida em 25 de março de 2011. Conheça mais Eliane Bastos acessando o site www.elianebastos.com.br. Contatos: (11) 3405-0059 - São Paulo & (41) 3308-7592 / 9176-7200 – Curitiba. E veja mais da campanha Todo dia é dia da mulher.