segunda-feira, julho 23, 2018

POESIA ABSOLUTA DE VITAL CORRÊA DE ARAÚJO



O DESTINO POÉTICO DE VITAL CORRÊA DE ARAÚJO – [...] Pensamos ter demonstrado que nossos três escritores manifestam nitidamente três tratamentos diferenciados da subjetividade literária. José Lins, o prosado de Meus Verdes Anos, parece o mais isolado das duas almas trágicas que são os dois poetas. Mas é apenas uma impressão de superfície, já que VCA morde a veia da vida com igual apetite que ele. Supervielle é que parece ser a figura de irrecuperável tragidicdade. E, mesmo assim, as suas compensações poéticas encontram as dos seus dois confrades no topo da fonte de onde Pégaso fez jorrar a autêntica poesia. Trecho da obra escrita pelo professor doutor Sébastien Joachin (Bagaço, 2008), com prefácio de Antonio Campos, O destino poético de Vital Corrêa de Araújo, A perversão poética: entre a tradição e a invenção, Sublime e não-lugar do poeta e da poesia, Poésie de Pernanbuco ai début du XXI siêcle, Nomadismo e Utopia na escrita de José Lins do Rego, Jules Supervielle e Vital Corrêa de Araújo.


O FUTURO DA POESIA – Obra organizada pelo poeta e professor Admmauro Gommes (Inovação, 2017), dividida em duas partes. Na primeira parte, A poesia absoluta vital, traz do espanto a adoção de uma nova poesia, sobre futuro arcaico, arrebentando a linguagem, o poema é atemporal, um verso novo e palavra oca, mas cheia de si. Na segunda parte, os capítulos são divididos em A influência vitalina, com o neologismo de Tony Antunes, Mudança de rumo em Amanda Caroline, O jogo de palavras de Renata Moura e a Superação do poético em Pablo Pereira. Na terceira parte, O poeta e a crítica (da crítica), a arte que resiste ao tempo, o exercício da crítica literária, sobre a contribuição de Amanda Caroline, incitando a nova crítica e Renata mergulha no poema. Na segunda parte, os capítulos são definidos pelos temas Vital Corrêa: o poema de alma seca, de Amanda Caroline Freitas de Araújo; Poesia que desinterpreta as variações dos sentimentos humanos, de João Constantino Gomes Ferreira Neto; O desvario da palavra em VCA, de Renata Moura da Silva; Vital Corrêa de Araujo e a poesia absoluta, de Adonias José da Silva/ A profissão do significante na poesia absoluta de Vital Corrêa de Araújo, de Gleidstone Antunes; A poesia absoluta e a necessária coragem do abandono, de Vaio Vitor Lima; Vital Corrêa: um eremita da literatura, de Débora Rodrigues de Lima; A poesia absoluta em Admmauro Gommes: comentário sobre o poema Embriagado de sonhos, de Adonias José da Silva; e O retorno do recalcado na poesia absoluta, de Jefferson Evanio.


TEORIA DA POESIA ABSOLUTA – Obra do poeta e professor Admmauro Gommes (Autor, 2017), reunindo quatro capítulos, o primeiro deles sobre generalidades poética; o segundo, A poesia absoluta; o terceiro, Da ótica vital a diversos olhares; e o quarto, Mostra da poesia absoluta de Vital Corrêa de Araújo. Constam ainda no volume adendos reunindo a liberdade das palavras, poesia contagia e a vida e obra do autor. No anexo, dez motivos para estudar literatura.

GESTA PERNAMBUCANA
I